quinta-feira, 9 de abril de 2009

Adriano, ontem, hoje e para sempre

Este parte, aquele parte e todos se vão. Faz hoje 27 anos que se foi o saudoso Adriano Correia de Oliveira, cuja alma encomendo aos bons cuidados de Deus.
Fazendo parte do núcleo duro de uma geração de ouro da história portuguesa, é um ícone da música de intervensão que combateu com duras palavras a ditadura que durante longos anos afligiu o nosso pequeno e aligeirado rectângulo.
Pena que para muitos jovens e algumas franjas da sociedade portuguesa seja um mero desconhecido. Ainda agora, segundo uma estatística da Sapo, apenas 36 % conhecem este simbolo da nossa história contemporânea. Até que nem é de estranhar pensando que há muitos jovens de dezoito anos que não sabem o que denomina a palavra foz e litoral, por exemplo (Para que precisamos de saber isso, ainda perguntam meios resignados). Também já houve alguns outros que não conhecem o Presidente da Republica e o Primeiro-Ministro.
Já matei o cerebro a pensar nestas questões um tanto simplórias e sem jeito, mas que me permitiram concluir que até é melhor nem o saberem, pois serão certamente pessoas menos preocupadas, logo mais descontraídas. Mas o que é de um povo sem conhecimento e massa crítica. Um povo cordeiro. Nada, pois claro.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu não sabia quem ele era...mas sei o que é a foz e o litoral =(
Essa fez-me sentir ignorante, logo eu que não admito muitos erros no campo da música hehe
Mas eu conhecia alguns reportório dele, mesmo sem saber quem ele era e considero o seu trabalho como um dos melhores que alguma vez existiu em Portugal. ;)

AmSilva® disse...

Confesso; não conhecia, nem sei se alguma vez ouvi falar, e isto que não tenho 18 anos mas sim alguns mais...
não querendo tirar as culpas de mim , mas, será também por falta de divulgação: é mais fácil divulgar música estrangeira que nacional, comercialmente falando claro!

Joni disse...

AMSilva, o Adriano é mais conhecido ali por Coimbra onde despertou para a luta anti-ditadura. De facto, conhecemos Zeca Afonso mas não sabemos quem foi Adriano. De qualquer forma tem músicas lindíssimas e com um grande teor de intervensão.
Porém, tenho a certeza absoluta que sabes o que é a foz de um rio ou o litoral e, por isso, não fazes parte da franja da sociedade que refiro, ehehehe
Abraço e boas viagens