domingo, 13 de março de 2011

Este é o nosso Portugal



Ora, caros amigos, pá, para espanto de muitos e incómodo de outros tantos, pá, a canção "A Luta é Alegria", saiu vencedora da votação para representar Portugal no Festival Eurovisão 2011.
Pois é, em boa verdade ninguém estaria à espera, mas a força do povo, pá, não se sentiu cativa dos lambe-botas e compadres interesseiros dos interesses instalados, logrou alcançar este intento, pá.
Ouvi e li muitos comentários deprimentes, fruto de quem não sabe aceitar e compreender o desejo de um povo farto de sofrer, de viver a contar tostões, de ser gozado pelos poderosos, de adiar a natalidade, pá. Quem trabalha está farto de ser roubado, de perder poder de compra, de vasculhar meio mundo e não ter trabalho, do compadrio doentio e interesses instalados na função pública, da corrupção impune dos grandes poderes, enfim, estamos no limite.
Depois, como se não bastasse, fazem tudo para ocultar a verdade, que já não consegue um canto para se esconder, de tão lamacentos que estão os caminhos seguidos.
Ainda há quem diga que os jovens foram mal habituados e que não se sabem desenrascar. Na minha opinião, desenrascar significa remediar para que alguma coisa vá funcionado, e não é assim que um país se desenvolve. É urgente resolver, não apenas desenrascar.
Se há muita gente que não quer trabalhar, também concordo. Mas esses estão mais protegidos que quem realmente quer trabalhar e lutar pela vida.
Mas também há quem queira trabalho, correr mundos e fundos, deprimir e por mais voltas que dê, não encontre quem o acolha. Quem diz que TODOS os jovens querem é boa vida está a profanar algo sagrado, o trabalho, e, normalmente, são pessoas que estão bem, sem nunca terem feito por isso, porque, ou o papá paga as contas, ou convive com o compadrio do poder, ou, é um lambe-botas .
Como diz o outro, com as calças do meu pai também eu sou um homem!
Enfim, uma música que retrata a forma precária como vivemos, com uma melodia e sonoridade tipicamente portuguesa, pá.
Temos que lutar, pá!

3 comentários:

JP disse...

E já ouvi um comentário de que querem proibir que esta musica não vá ao festival da eurovisão!

Democracia?? Nada disso apenas uma simples e clara perseguição!

Abraços

Joni disse...

JP:
Também ouvi falar disso, mas espero que seja apenas boato, porque esta foi a vontade do povo.
Se ficarmos em último, não ficamos muito longe do lugar alcançado nas outras edições, eheheh.

Abraço

A Contemplação da Árvore disse...

Os Homens da Luta vão ao Festival da Canção!
Esses comentários já acabaram. E ainda bem que acabaram. Se não forem eles, quem irá? E merecem lá estar...representar a merda em que vivemos e criticá-la, já que é raro quem o faz.
SusanaSousa
http://arte-poetica-ss.blogspot.com