domingo, 13 de março de 2011

Este é o nosso Portugal



Ora, caros amigos, pá, para espanto de muitos e incómodo de outros tantos, pá, a canção "A Luta é Alegria", saiu vencedora da votação para representar Portugal no Festival Eurovisão 2011.
Pois é, em boa verdade ninguém estaria à espera, mas a força do povo, pá, não se sentiu cativa dos lambe-botas e compadres interesseiros dos interesses instalados, logrou alcançar este intento, pá.
Ouvi e li muitos comentários deprimentes, fruto de quem não sabe aceitar e compreender o desejo de um povo farto de sofrer, de viver a contar tostões, de ser gozado pelos poderosos, de adiar a natalidade, pá. Quem trabalha está farto de ser roubado, de perder poder de compra, de vasculhar meio mundo e não ter trabalho, do compadrio doentio e interesses instalados na função pública, da corrupção impune dos grandes poderes, enfim, estamos no limite.
Depois, como se não bastasse, fazem tudo para ocultar a verdade, que já não consegue um canto para se esconder, de tão lamacentos que estão os caminhos seguidos.
Ainda há quem diga que os jovens foram mal habituados e que não se sabem desenrascar. Na minha opinião, desenrascar significa remediar para que alguma coisa vá funcionado, e não é assim que um país se desenvolve. É urgente resolver, não apenas desenrascar.
Se há muita gente que não quer trabalhar, também concordo. Mas esses estão mais protegidos que quem realmente quer trabalhar e lutar pela vida.
Mas também há quem queira trabalho, correr mundos e fundos, deprimir e por mais voltas que dê, não encontre quem o acolha. Quem diz que TODOS os jovens querem é boa vida está a profanar algo sagrado, o trabalho, e, normalmente, são pessoas que estão bem, sem nunca terem feito por isso, porque, ou o papá paga as contas, ou convive com o compadrio do poder, ou, é um lambe-botas .
Como diz o outro, com as calças do meu pai também eu sou um homem!
Enfim, uma música que retrata a forma precária como vivemos, com uma melodia e sonoridade tipicamente portuguesa, pá.
Temos que lutar, pá!

3 comentários:

JP disse...

E já ouvi um comentário de que querem proibir que esta musica não vá ao festival da eurovisão!

Democracia?? Nada disso apenas uma simples e clara perseguição!

Abraços

Joni disse...

JP:
Também ouvi falar disso, mas espero que seja apenas boato, porque esta foi a vontade do povo.
Se ficarmos em último, não ficamos muito longe do lugar alcançado nas outras edições, eheheh.

Abraço

Susana disse...

Os Homens da Luta vão ao Festival da Canção!
Esses comentários já acabaram. E ainda bem que acabaram. Se não forem eles, quem irá? E merecem lá estar...representar a merda em que vivemos e criticá-la, já que é raro quem o faz.
SusanaSousa
http://arte-poetica-ss.blogspot.com